-
Arquitetos: Taller MACAA
- Área: 35 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Victoria Castría
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Feliciana fica localizada perto de Taray, no coração do Vale Sagrado, a 30 km de Cusco, Peru, a 3150 m.a.s.l., onde os Incas construíram edifícios com qualidades arquitetônicas notáveis.
A Cabana Feliciana, como todos os edifícios tradicionais andinos, leva o nome de uma mulher. Foi objeto de duas etapas cerimoniais: a Tink'a, quando as fundações foram assentadas e a primeira pedra foi colocada, e depois La Techada, quando o telhado de telhas foi completado e dois touros de barro foram colocados em cima dele. Estas etapas são um rito de gratidão à Pachamama (Mãe Terra) a quem são oferecidos presentes como chicha de jora e folhas de coca.
O adobe traz todas as suas qualidades de termorregulação para a construção. Um material nobre, robusto e ultra-simples (uma mistura de terra, água e palha), revela neste projeto toda a sua riqueza. Descansando sobre fundações de pedra, estas paredes de 40cm de largura dão à cabana uma bela estatura. O telhado é composto de uma estrutura simples com uma cumeeira e vigas de eucalipto, cobertas com canas cuidadosamente assentadas que são, por sua vez, cobertas com terra sobre a qual as telhas repousam.
Orientada para o norte, a Cabana Feliciana oferece uma vista panorâmica da Cordilheira dos Andes. É caracterizada por sua fachada totalmente envidraçada, delineada por sua estrutura de madeira leve e geométrica. A luz é convidada a entrar no edifício desde o amanhecer e, portanto, ao longo do dia todo. Isto gera uma cumplicidade entre os materiais: durante o dia, a luz é absorvida pela fachada e o calor é retido para a noite graças às paredes de adobe.
Encontramos o uso do arco em diferentes lugares na construção: na entrada que separa o quarto principal do banheiro, mas também em pequenos nichos que marcam a parede leste da casa. Estas aberturas, além de sua função prática de armazenamento, acrescentam volume e ritmo à parede.
O uso do adobe é totalmente experimentado, de modo que a cama, as mesas de cabeceira e os espaços de armazenamento no banheiro e na cozinha são feitos deste material, fazendo da Feliciana uma unidade compacta que fica entre um espaço de habitar e um espaço de armazenar. O banheiro é dividido em dois blocos. O toalete, que é principalmente um banheiro seco, e do outro lado o chuveiro com o lavatório, que é complementado por um jardim interno que dá ao espaço uma intensa presença vegetal, que por sua vez recebe as gotas de água que salpicam do chuveiro. O lavatório do banheiro é feito de pedra talhada por um artesão local.
Entre o vaso sanitário e o chuveiro há parede que os separa pontuada com tijolos de vidro, proporcionando uma luz suave e colorida, seguindo uma abordagem de reciclagem e recuperação. Com o mesmo espírito, o sistema que aquece a casa foi construído a partir de um antigo balão a gás. Sua porta central e escotilha de ventilação proporcionam as condições ideais para a combustão a baixas temperaturas.